A fábula e a galhofa de todo o mundo


HARPAGON – E poderia eu saber, Mestre Joaquim, o que dizem de mim por aí?…

JOAQUIM – Talvez, patrão, se eu tivesse a certeza de que não se zangaria…

HARPAGON – Mas eu não me zangarei, Mestre Joaquim… Ao contrário… Terei um grande prazer em ouvir a opinião alheia a meu respeito…

JOAQUIM – Visto que insiste, eu direi francamente que o senhor é motivo para todos os deboches … Que ouvimos, em todos os lugares, mil pllhérias a seu respeito… Que mil e uma anedotas circulam sobre as suas atitudes íntimas… Um diz que o senhor faz imprimir, secretamente, falsos almanaques do ano, para dobrar dos dias de jejum e de vigília, afim de economizar na alimentação dos seus criados… Outro afirma que sempre que vai pagar ordenados ao pessoal doméstico o senhor faz chicana e prejudica nas contas… Este conta que certa vez o senhor processou um gato que roubou da cozinha um pedaço de carneiro… Este outro, que o senhor foi supreendido, uma noite, a roubar a aveia de suas próprias cavalariças e que o seu cocheiro nessa época, estando no escuro, não pôde reconhecer o ladrão e deu-lhe uma formidável surra… Que quer mais, patrão?… Não podemos entrar num fornecedor sem ouvir histórias… O senhor é a fábula e a galhofa de todo o mundo… E nunca falam do senhor sem empregar palavras duras: avarento, chicaneiro, ladrão…

HARPAGON  (agredindo-o) – E você é idiota, cretino, vagabundo, malcriado!…

Molière: O Avarento

 

E você é idiota, cretino, vagabundo, malcriado!

E você é idiota, cretino, vagabundo, malcriado!

farsas, manipulações e outros clichês humanos

farsas, manipulações e outros clichês humanos

 

Deixe um comentário

