A sacralidade das palavras


Adélia Prado: A Duração do Dia

Adélia Prado: A Duração do Dia

Palavras. Imagens. Sons. Adélia Pado garimpa palavras e as congrega no que parece o passeio por uma galeria de arte. Lê-las é contemplá-las, respirá-las. Fico parada olhando uma serigrafia de Beatriz Milhazes ou dando voltas em torno de um mármore de Brecheret. Ali, naquela eternidade de contemplação, fico querendo apreender tudo. Querendo que aquelas cores, formas,  a textura da pedra, tudo se transforme em moléculas imaginárias e venha se fixar no meu corpo e na minha mente para sempre.

Assim são as páginas de “A Duração do Dia”. Porque ler poemas é assim. Não é sobre entender e decifrar coisa alguma. Não é identificar o sujeito, o objeto e os superlativos do texto. Tem que se submeter humildemente às palavras, aos sons e imagens que emanam delas. Um ritual que se quer eternizar, ficar suspenso no tempo e espaço abraçado com força à beleza. É como ter que parar de falar, andar e respirar só para ouvir aquele adágio de Mozart, que ocupa toda a existência daquele momento. Fechar os olhos e se submeter. Como num rito religioso. A submissão no sentido bom. No sentido de islã (que significa submissão a deus, não submissão à burrice).

Adélia é católica fervorosa e, ao se encher do gozo da fé, transborda palavras miraculosas. Não tenho um lugar certo no que se costuma chamar de fé, religião ou crenças. Sou exilada voluntária dessas coisas. Mas me submeto ao poder da poesia e da sacralidade das palavras.

Estrelas na escuridão são ícones potentes

Como oráculos bíblicos,

os paradoxos da física me confortam.

Trecho de “Pensamentos à Janela”, de Adélia Prado em “A Duração do Dia”.

A capa do livro foi concebida por Adélia Prado, com ilustração de René Magritte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s