Titus Andronicus


Violência, ódio, racismo, horror, vingança, escatologia, incesto, antropofagia, corpos dilacerados, sangue, tripas…

Não. Não é um filme de Quentin Tarantino, nem do David Cronenberg. Não é peça do Nelson Rodrigues, nem episódio do CSI. Que nada! É o velho William Shakespeare. Tudo isso já estava misturado em sua tragédia mais sangrenta, Titus Andronicus.

Titus. Filme é a adaptação da obra Titus Andronicus, com direção de Julie Taymor, estrelando Anthony Hopkins e Jessica Lange

Titus. Filme é a adaptação da obra Titus Andronicus, de Shakespeare, com direção de Julie Taymor, estrelando Anthony Hopkins e Jessica Lange

Há muitos anos queria ver o filme da Julie Taymor, baseado na peça do Shakespeare. Acho que nunca chegou aos cinemas por aqui. Nunca soube, pelo menos. O filme com roteiro adaptado e direção de Taymor, tem um elenco excelente: Anthony Hopkins (Titus), Jessica Lange, Jonathan Rhys Myers, Alan Cumming, Colm Feore, James Frain, Angus MAcFadyen e ótimos atores da montagem teatral realizada pela mesma diretora em 1994. Taymor é famosa pela montagem do Rei Leão, na Broadway. Dirigiu também “Frida” (sobre a vida de Frida Kahlo) e, recentemente, “Across The Universe”, sobre a música dos Beatles (detalhes em outro post futuro). Sempre achei que a Julie fosse inglesa, mas na verdade é de Massachussets, estado americano onde as bruxas eram perseguidas e queimadas (mas essa é outra história…). Titus é sua estréia como diretora de cinema, foi filmado na Itália e na Croácia, e conta ainda com um time de primeira na direção de arte (Dante Ferretti) e figurino (Milena Canonero, indicada ao Oscar). 
 
 
Suscessivos banhos de sangue
 
Não conheço o texto original. Só li alguns trechos para relembrar alguns diálogos do filme. Mas vou te contar… Shakespeare é uma pílula concentradíssima de cultura popular universal, violência, escatologia, incesto, antropofagia, non-sense, infâmia, barbaridade. You name it! Shakespeare tem tudo. Está tudo lá. Senhores Tarantino, François Ozon, Lars Von Trier, Nelson Rodrigues, John Waters e Peter Greenway agradeçam ao bardo de Stratford.
No complicado enredo (como ocorre naturalmente em grandes tragédias), o vitorioso general Titus Andronicus retorna a Roma depois de derrotar povos inimigos do Império. Traz como prisioneira Tamora (Jessica Lange), rainha dos Godos, e seus filhos. Titus ordena a morte do filho mais velho de Tamora como meio de compensar as mortes de romanos na guerra. Com isso, ganha o ódio eterno da rainha bárbara. Após a morte do Imperador, o general Titus declina a oferta de subir ao trono e favorece a ascenção de Saturnino, filho mais velho do soberano de Roma. Este decide se casar com Lavínia, filha de Titus. Mas os outros filhos do general se rebelam e fogem com Lavínia. Titus sofre o dilema de obedecer ao Imperador e punir seus filhos. E assim a tragédia caminha para uma série frenética de vinganças, chacinas, estupros e outras desgraças em suscessivos banhos de sangue.
 
 
O notável Aaron, the moor
 
Harry J. Lennix e Aaron, the Moor, no filme Titus

Harry J. Lennix e Aaron, the Moor, no filme Titus

O melhor personagem de Titus para mim é Aaron, o Mouro (vivido no filme pelo ótimo Harry J. Lennix). Aaron carrega a inteligência e amargura de um Iago, sob a pele negra de um Othelo. Brilhantemente inteligente e malvado ao ponto de roubar todas cenas em que aparece.

 
Algumas citações do malvado Aaron:

“Vou já, Andrônico. Em troca de tua mão, dentro de pouco receberás teus filhos.

(A parte.) A cabeça deles, quero dizer. Oh! como a idéia, tão-só, dessa partida me deleita! Os tolos que achem na bondade gosto; a alma Aarão tem tão negra como o rosto.”

“Assassinos, parai! Quereis a vida tirar do próprio irmão? Pelos ardentes fachos do firmamento, que brilhavam quando foi concebida esta criança, na ponta desta minha cimitarra morrerá quem tocar no meu herdeiro, no meu primeiro filho. Jovens, digo-vos que nem o próprio Encélado com todos os filhos de Tifão, bando espantoso, nem Alcides glorioso e o deus da guerra. das mãos paternas tirarão a presa.

Vamos, vamos, meninos coradinhos, de coração vazio, variegados escudos de taberna, muros brancos de caiadura: a cor mais firme é a preta como carvão, pois não suporta as outras, pois toda a água do oceano as negras pernas do cisne não consegue deixar brancas, embora sempre as lave na corrente.”


“Oh! por que é muda a raiva e surda a cólera? Não sou criança medrosa, para às baixas orações recorrer e, muito menos, para me arrepender dos crimes feitos. Cometera outros, dez mil vezes piores, se possível me fosse realizá-los. Se em toda a vida fiz uma ação boa, no fundo da alma, agora me arrependo.”

 

 

 

 

Links para saber mais

 

O trailer oficial da Fox Searchlight

http://www.foxsearchlight.com/titus/trailer.mov

 

Para baixar a peça no site Domínio Público:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraDownload.do?select_action=&co_obra=2359&co_midia=2 

 

Titus – I Tell My Sorrows to the Stones

 

Titus


 

 

Confession of Aaron the Moor


 

 

* Recomendações Top3

 

1 – Titus (1999) – filme de Julie Taymor (em DVD).
 
2 – Ricardo III – filme de 1995, com Sir Ian McKellen no papel-título. Ambientado na 2ª Guerra Mundial, é uma adaptação excelente da peça de Shakespeare, com outro grande personagem terrivelmente cruel e inteligente.
 
3 – Looking for Richard – filme de Al Pacino. Meio documentário, meio ficção, o longa acompanha a produção de uma montagem de Ricardo III, com cenas de ensaios, discussões e leituras da peça. No elenco, Kevin Spacey, Winona Ryder e o próprio Pacino. Destaque para a cena em que Richard (Pacino) seduz Lady Anne (Wynona). Pacino é um assombro como o feioso, deformado e ambicioso príncipe que leva a cunhada no bico. É de cortar a respiração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s