Nas nuvens com Lygia Fagundes Telles


Lygia Fagundes Telles - Conspiração de Nuvens

Lygia Fagundes Telles - Conspiração de Nuvens

Em 2007 foi lançado um novo livro de crônicas da Lygia Fagundes Telles chamado “Conspiração de Nuvens”. Mas só soube do lançamento numa entrevista da autora no programa Espaço Aberto da Globo News reapresentada há alguns meses.

Adorei as crônicas e achei bem diferentes dos contos que já li da autora. Tem certas emoções e reflexões sobre a vida cristalizadas naquelas histórias que me parecem novas na bagagem artística da Lygia. Mas estão lá muito dos elementos que adoro na obra dela. Uma impressão profundamente misteriosa e sombria da vida. Ela tem um quê de Stephen King e David Lynch, com aquelas temáticas que envolvem anões, fantasmas ou uma mulher que encontra o ex-amante num cemitério. Mistérios e sombras. Mais para encantamento e perplexidade do que curiosidade mórbida. Pois se sobrepõe uma delicadeza, um pouco de ironia e um respeito pelos mistérios da vida.

Lygia é uma das escritoras mais queridas para mim. Ela forma um quarteto sagrado junto com a Adélia Prado, Clarice Lispector e Dinah Silveira de Queiroz.  Mas olha só quem está falando… Uma das minhas falhas intelectuais mais graves é que só li um romance da Clarice Lispector: Perto do coração selvagem.  Outra é que apesar de ser minha querida, só li alguns livros de contos da Lygia, mas nenhum de seus romances. Ok… eu sei… eu sei… que mediocridade… Mas espero viver para corrigir essas e outras lacunas, como as obras de Eça de Queiroz, Machado de Assis (só li Quincas Borba, O Alienista e alguns contos…. Grrrrrrrrrrr! Muito medíocre…), Thomas Mann, Gabriel Garcia Marques (outro que só li contos), Jorge Luis Borges, Guimarães Rosa, Raquel de Queiroz, Lya Luft, Stephen King, Annie Rice, entre muitos outros que minha vergonha não permite prosseguir citando. Isso porque nem falei de outro tipo de crime: o dos livros lidos pela metade… Crime e Castigo, A Mulher de Trinta Anos, Oliver Twist, O Vermelho e o Negro, O Perfume, Jangada de Pedra, A Mil e Uma Noites, Mar de Histórias (coleção de 10 livros de contos selecionados e reunidos pelo Paulo Rónai – essa coleção sempre foi um sonho de consumo literário por anos e, consegui finalmente comprar, mas só li o primeiro volume até agora. É totalmente lamentável…).

 Pois bem. Conspiração de Nuvens é uma coleção de memórias da Lygia, que visita a infância no interior de São Paulo (A Quermesse e O Trem), os anos de chumbo da ditadura militar (Conspiração de Nuvens), a saudade de grandes amigos (Solo de Clarineta, que homenageia Erico Verísimo) entre outras lembranças como a da convivência com o pai (A Farda) e com o marido (Paulo Emílio).

 Difícil apontar a crônica de que mais gostei, mas vou citar duas: A Quermesse e Pedra que chora. Na primeira, ela conta um episódio da infância, quando ficou presa num quarto cheio de doces preparados para uma quermesse. Na outra, uma viagem por mar, areia, pedras e uma forte imagem do Padre José de Anchieta. Só quero mencionar isso. Não deixe de ter o prazer de ler os contos e registrar suas impressões pessoais aqui ou no blog mais perto de você.

 

Links para saber mais

Site oficial no Portal Literal (Estranho, mas não está atualizado com o novo livro, nem com a recente adaptação de Ciranda de Pedra para a televisão. Aliás, de vez em quando esse portal sai do ar… e tem uns errinhos de revisão de texto…).

http://portalliteral.terra.com.br/ligia_fagundes_telles/index.htm

 

Sugiro também esse outro link com a biografia e as obras da escritora (só que é em inglês):

http://www.agenciariff.com.br/autores/default.asp?filtro=&cod=Lygia%20FAGUNDES%20TELLES&menu=/Autores

 

 

* Recomendações Top3

1 – Lygia Faguntes Telles – Seminário dos Ratos (contos)

 

2 – Lygia Faguntes Telles – A Estrutura da Bolha de Sabão (contos)

 

3 – Lygia Faguntes Telles – Conspiração de Nuvens (crônicas)

5 pensamentos sobre “Nas nuvens com Lygia Fagundes Telles

  1. vc viu uma reportagem da flip (acho que no prosa e verso do globo) com os autores e os livros famosos que nunca leram? Todo mundo tem seus furos e jura que vai por em dia logo.. não é mediocridade, talvez excesso de informação.

    para ser solidária.. me faltam uns clássicos do machado, como o Quincas Borba, e li muito pouco da lygia, que adoro! Também nunca peguei num livro do Tolkien, prá mim senhor dos anéis são só os filmes!Horrível né? Mas sou grande fã do Garcia Marques, Eça de Queiroz e Anne Rice, então quando quiser “preencher as lacunas” só avisar que te empresto!

    bjs

  2. oba! tenho primeiro que fazer andar a fila de livros que comprei, mas depois vamos formar um clube do livro, ok?
    Bjs

  3. Nossa, muito legal o seu blog. Vou ler com calma no fim de semana.
    E adorei o post LIVROS E PESSOAS. O Paul Auster realmente nos redime, pois tenho váarios livros interrompidos.
    Abs,
    Webdebee

  4. precisamos mesmo formar um clube do livro.
    te empresto o livro dos prazeres se tu me emprestares perto do coração selvagem…
    falando nisso, estou louca pra ver aquele filme do clube do não sei que da jane austen, sabe qual é?
    e aproveitando o ensejo, rever todos os filmes sobre livros dela.
    bjks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s